domingo, 6 de setembro de 2009

O que verificar na compra do apartamento

Vou postar aqui algumas dicas importantes para a compra do primeiro ape!

Acho que vai ser interessante, pois devido minha área de atuação todo mundo me pergunta muita coisa.

Ai vão algumas respostas às perguntas mais frequentes:

1. Financiamento Construtora x Financiamento Banco:
Quase sempre a melhor opção é o financiamento pelo banco. A instituição financeira possui maior lastro para estas operações o que faz com que suas taxas de juros sejam mais baixas.

2. Tabela SAC x Price.
A tabela SAC possui amortização constante, ou seja, o valor do financiamento será divido pelo prazo, o resultado será a parcela de amortização que constará todo o mês na prestação. Assim todos os meses seu saldo devedor de alguma forma diminuirá.
No começo nem vai dar para perceber mas no longo prazo dá muita diferença e o mais importante: como o saldo devedor baixa todos os meses, você acabará pagando menos juros.
Já no sistema price a parcela é fixa e, por isto, pouco se abaterá do saldo devedor e consequentemente os juros a serem pagos serão maiores.
Outro problema: o valor da sua parcela sempre aumentará tendo em vista a atualização monetária de seu valor.
Em síntese: na tabela SAC sua parcela inicial será maior, mas você terá o conforto de saber que sua prestação somente diminuirá com o tempo.
Já na tabela Price acontece diferente...
A parcela inicial será menor, assim a renda a ser comprovada para aprovação do crédito também, mas a tendencia é que a parcela aumente a cada ano fato que pode prejudicar o planejamento financeiro do casal.

3. Qual o melhor banco para financiar?
A CEF é muito forte neste produto, suas taxas usualmente são mais baixas e ela é veículo do governo para políticas habitacionais. Outros bancos começam a entrar neste mercado mas suas taxas ainda não se igualam as da CEF, o único que chega perto disto é o BB.

4. Nos contratos de compra de apartamentos na planta, o que devo verificar?

a. Antes de entrar na fase de assinatura do contrato deve-se verificar o idoniedade da construtora, verificar se como ela está no ranking de reclamações do PROCON, visitar obras já entregues e em andamentos dela e, pesquisar de alguma forma a saúde financeira dela.
b. Já na assinatura do contrato tem que ser observado se as unidades serão dadas em garantia ao banco pois, se forem, corre-se o risco da construtora quebrar e você ficar sem o $$ dado de entrada e sem o apartamento, pois a propriedade do imóvel será transferida ao banco.
c. Muita atenção deve ser dada a atualização monetária do contrato: tem que se questionar se a atualização incorre sobre o saldo devedor ou sobre o valor total do imóvel, qual o indíce acordado no contrato e como eventual saldo terá que ser pago.
Muitos casais não se atentam a este ponto e na hora da chaves levam um susto ao saber que deverão dar mais dinheiro ainda para a construtora.
d. E, finalmente, acompanhem bem a obra e o seu saldo devedor (para não levar um susto com a atualização monetária na hora das chaves).

Por enquanto é só pessoal!!!!!!!!! Com o tempo irei postando mais informações...

Um comentário:

  1. Mariana você tá querendo bater a meta de habitação!? Bjs Ale

    ResponderExcluir